01 julho 2007

Clube os Amigos da Floresta "O Pulmão do Algarve"

Clube dos Amigos da Floresta
Estas pessoas - e mái uns q'ontos que nã 'tavam aqui - 'tã semp'e d'spôstos a acudir ô que ser preciso.

Na noite de S. João, c'm' já l'es contí, fui a Marmelete más a minha Maria e os mês compadres.

Ora, c'm' à gente chigô cedo, que ninguém dava aturado o Zé Manel im casa, o mê compadre Jôquim assantô-se a li à sombra do plátano p'a fazer tempo. Ê cá, que m' aborrêce de 'tar munto tempo no mémo sito, pus-me a andar lá p'r um lado e ôtro e vá de bispar o que me par'cé na frente.

E espertô-me a atenção, uma coisa qu' e já tenho visto umas tantas vezes, mái inda nunca tinha falado lá com a famila que pertence àquilo. Até, p'a d'zer a verdade, inda na fêra dos inchidos ê me tinha rapimpado com uma carne frita qu' eles lá tinham, que foi um consolo.

Pôs, desta vez, calhô a dar-se o caso de falar logo com o chefe lá daquilo, qu' é um amigo ali daquela famila da Boavista, e o homem lá arrenjô pacência p'a me dexplicar aquilo tudo tim-tim p'r tim-tim e f'quí sabendo o qu' inda nã sabia.

Clube dos Amigos da Floresta

O Clube os Amigos da Floresta tem aí quái uma dúiza de directores - ê aqui no retrato só dí panhado sês - mái nã cudem qu' eles servem p' ô mémo qu' aí os dos clubes da bola e coisas assim...Nã senhora!...

Eles servem é p'a trabalhar q'ondo é preciso, sem arreceberem coisíssema nenhuma. P'r exempes, s' haver um fogo - c'm' 'tã aqui perto - vã logo lá com a camineta deles e o motor de tirar água, e fazem tudo o que puderem p'a ver s' o dã apagado entes dele se espalhar.

No Enverno, cai uma arve numa carr'lêra, eles vã lá com um motoserra e tiram-na. Há uma inundação, eles vã ajudar a resolver o caso. E p'r 'í diente...

E isto a qualquer hora. Tanto se faz de dia c'm' às tantas da madrugada, 'tã sempre prontos p'a dar uma manita a qualquer um que precise.

Mái o amigo João Albano - o Presidente do Clube - disse-me tamém uma coisa que me f'cô cá no ôvido, que tem uma grande emportâinça, cá no mê ver. É qu' eles tôd's "têm uma missão de vigia" e, atão, andam semp'e a dar uma vista d' olhos nisto e naquilo. De manêras que semp'e é mái má dum estapôr qualquer dar fogo seja adonde for, e, caso dêa ó ele s' acenda dôtra manêra, é d'adregue eles nã darem por isso logo no prencípo.

'Tá bom de ver que, sabendo disto tudo, pensí logo im me fazer sóiço daquilo. Sim, que, désna que nã meta política - lá isso dos partidos... - ê gosto semp'e de fazer parte destas coisas. P'r mái que nã seja, p'a ajudar com a colectazinha tôd's anos.

E é barato, home... Olhem, querendem se fazer sóiços, aquilo é só dar o nome, assinar um papel qu' o Presidente - o amigo João Albano lá dos Gralhos, daquele restaurante munto conhecido "O Abrigo da Serra" - tem e pagar, béque-me, vinte eros p'r ano, que ninguém fica mái pobre nem mái rico p'r isso... Mái, 'tá bom de ver que, se qu'rerem falar com ôtro director do Clube, tamém há-de dar no mémo.

E se p'a qualquer um vinte eros nã é nada, p' ô Clube, se t'ver uma bela manchêa de sóiços - que já tem perto dum mê-cento deles, nã cudem... - semp'e tem ôtras condiçõs p'a comprar mái material e tamém p'a bater o pé aí à famila da Junta e da Câmara e d' ôt's lados, a ver s' eles dã mái um a'xilozinho...

Clube dos Amigos da Floresta
Arrenjaram esta camineta com um depósito e um motor de tirar água p'a acudir a um fogo que parêça.

Sim, qu' o Clube inda é novo - só foi criado despôs dos fôg's d' há três ó quatro anos - e tamém é pobre que, p'r o que percebi, só l'e pagam o gasóleo. O resto foi comprado com o d'nhêro qu' eles arrenjarem e, agora, já hôve um estrangêro - que belo amigo... - que dé ôtra camineta qu' inda 'tá a ser resistada.

Até agora, só têm tido esta que se vê aqui e é com ela que se têm governado. Semp'e é melhor pôco do que nada, já d'zia a minha avó... mái, p'a uma parte tã grande da serra, vê-se logo qu' isto nã chega...

E, já agora, sabem c'm' é qu' eles vã arrenjando algum d'nhêrinho p' às despesas? Olhem, é vendendo uma carninha frita com pão e umas cervejalhas e mái uns calcesinhos de vinho c'm' àqueles qu' ê cá bobi na noite de S. João, com o mê compadre Jôquim do Barranco...

Aprevêtam estas festas, montam lá as coisas deles e vendem o que podem. Ô méme tempo, ganham uns destanitos e tratam bem da gente q'ondo se 'tá com fome e, inda más emportante, com sede...

Clube dos Amigos da Floresta
É assim, vendendo umas coisinhas nas festas, qu' o Clube arrenja algum d'nhêrinho...

Pôs atão, vejam lá se dão tôd's tamém uma manita ô Clube os Amigos da Floresta "O Pulmão do Algarve", tanto se faz dando o nome p'a sóiços, c'm' fazendo despesa na barreca deles q'ondo irem a qualquer lugar adonde eles 'tejam.

Olhem qu' a nossa Serra de Monchique já ardé quái toda, inda faz pôco tempo, e nã há quem quêra qu' isso se dê ôtra vez nem agora nem nunca.

Tenham todos munta saúde.

4 comentários:

  1. Ainda bem que existe em Monchique gente voluntariosa, disposta a preservar a nossa serra, e a reunir esforços para impedir que se repitam incêndios devastadores como os de 2003.
    Eis uma causa em torno da qual os monchiquenses se devem mobilizar, no sentido de proteger o Pulmão do Algarve, um património que é de todos.

    As maiores felicidades para este Clube.

    ResponderEliminar
  2. Caro Parente

    Essa malta amiga da floresta é que merecia um prémio.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Por muito modestas que possam parecer iniciativas destas, é de louvar (e muito) que haja quem queira dar do seu tempo para ajudar a preservar o rico património verde do Algarve... Esperemos que este ano os fogos passem longe da nossa serra!

    ResponderEliminar
  4. LABOR OMNIA VINCIT IMPROBUS.

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"