25 abril 2007

O Maio nã tarda aí nada...

Programa do Dia de Maio - MarmeletePrograma do Dia de Maio - Alferce
Im Marmelete há passêo e bolos de tacho. No Alferce é a méma coisa...

O Dia de Maio 'tá méme quái a chigar - é já Terça que vem - e a famila das Juntas de Marmelete e do Alferce béque-me até fazem presunção nas festas que dão p' ô pessoal d' agora s' alembrar do c'm' é que se fazia nôt's temp's.

E, atão, toca de, cada uma, fazer o sê passêo, à pata e de b'cicleta, p'a desinferrujar as pernas e, do mê-dia p' à tarde, quem tenha fêto bolos de tacho apresenta-se com eles p'a amostrar q'onto vale. E quem é que ganha com isso?...

É os que lá vã, c'm' ê cá, que nã se tem reméd'o senã provar um coisinho de tôd's p'a se ver qual é o melhor. E semp'e se l'e bebe tamém uns calcesinhos dela p'a desinfastiar e alimpar as goélas. Senã, era d' adregue qualquer um nã f'car p' ali imbaçado a pontos de nã dar t'mado ar.

Picos - Marmelete
O passêo de Marmelete nã sê p'r donde passa. Mái há-de ser coisa assim ó inda melhor...

Com respêto à Junta de Monchique, já soô pr' aí que tamém faziam quasequer coisa c'm' ôs ôtr's anos, mái inda nã vi p'r 'í béque-me rèclame nenhum... Mái é capaz d' inda par'cer alguma coisa. Tenho a firme certeza qu' eles nã se dêxavam f'car p'a trás...

Agora uma coisa l'es dig' ê cá. 'Tô bem munto impeçado com este caso. Atã, é tudo mái ó menes igual, ô mémo tempo e a uma lonjura duns vinte quilómetros ó más... Ê bem que me pelava por ir ôs lados tôd's, mái já vi que nã . Olha que esta, han!... É que se dum lado é bom, do ôtr' nã l'e fica atrás...

Só l'es digo que tenho levado p' aí a matinar e inda nã terminado o qu' é que vô fazer. Mái, até ô Maio, logo se vê. Agora vomecêas, que vã a um lado que vã ôtro, nã se desqueçam de par'cer, senã, nã sabem o que perdem.

Umbria - Alferce
O passêo do Alferce, p'a ir à Fonte Santa, há-de passar bem à rèzinha da Umbria...

E agora, premode festas, vê-me à idéa que 'tamos, hoje, no 25 de Abril. Mê belo 25 d' Abril!... Se nã fosse ele - melhor d'zendo: se nã fossem os que t'veram a foiteza d' o fazer - inda se 'taria p' aí a alancar com aquele crujedo daqueles filhos duma magana que mandavam nisto nôt's tempos.

E inda há p'r 'í quem diga que tem sôidades daquele velho, o tal Salazar, que fez o que munto bem quis inq'onto cá 'teve e inda l'e sobrô tempo. Punhana!... Ó nã no conheceram bem ó 'tã munto desquecidos. Des qu' até hôve p' aí um concurso na tel'visão qu' o puseram im pr'mêro lugar...

Nã sê se puseram se nã puseram, qu' ê cá nã vejo tales bodegas, mái se puseram tamém fazeram uma linda figura... Tenham a firme certeza qu' o mê Jericó, o mê burro, ó mémo o Larga-Traques, qu' é o burro do mê compadre Jôquim do Barranco e inda é mái imparvetado qu' ô meu, nã faziam nunca os donos panhar uma vergonha dessas.

Mái atã, isto tem qu' haver de tudo...

E, despôs do Maio, logo sabem c'm' é a coisa foi resolvida, qu' ê logo l'es conto. Havendo vida e saúde, 'tá bom de ver.

Passem tôd's munto bem.

2 comentários:

  1. Não há dúvida, Monchique é culturalmente muito rica, apesar de ter cada vez menos família, será que os que restam estão a par de tudo o que se passa na sua terra? Ou será que isso é apenas privilégio de alguns? Na era actual, se Monchique tivesse à frente da sua cultura, alguém verdadeiramente sensível para tratar destes assuntos com mestria, a sua cultura poderia e deveria ser um grande cartaz turístico, com todos estes eventos em que a maioria do povo se revê. Mas o acontece é que ainda são as juntas de freguesia as maiores impulsionadoras, muito embora não tenham os meios financeiros, logísticos e humanos ao seu dispor para poder dar projecção a estes acontecimentos.
    Que pena não termos à frente da cultura, uma homem sem “”cultura”, como é o parente refoias, que logo haveríamos de ver como a fama de Monchique haveria de atravessar fronteiras, passando por, freguesias, concelhos, distritos, países, até chegar aos confins do mundo. Há compadre, dá nosso senhor nozes a quem não tem dentes.

    ResponderEliminar
  2. Passei para desejar, a si e à sua Maria, um feliz dia de Maio! Espero que se divirtam muito, qualquer que seja a escolha! Infelizmente não vamos poder aparecer mas está para breve uma ida aí abaixo, as saudades já apertam!
    Guarde-me uma fatia de bolo de tacho, sff!!
    Cumprimentos meus e da Zabelinha que adora o teclado e até já escreve umas coisitas:
    " hbbhbngggggggggggggggg fy xh "
    :D

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"