07 junho 2006

Duma assentada, dô rec'mendaçõs a tôd's

Vista de Monchique para a Picota

Quái ô chigar às acáiças do Convento, olhando p'a trás, vê-se parte da Vila e a Picota

Dêx'-l'es aqui este retrato da serra qu' ê mái gosto, qu' é a Picota, ô méme tempo que l'es agradêço virem p'r 'qui assomar-se. Bem qu' ê cá gostava dos alomear do pr'mêro até ô últ'mo, mái com-mo um poder de vomecêas nã dêxa o nome, nã no dô fêto.

Tamém f'cava bem, responder um a um consoante fossem dêxando as suas réplas nos comentáiros, mái isso é uma coisa qu' ê tamém nã dô fêto, qu' o tempo nã dá p'a tanto e, mòrmente, premode a minha falta de prática de escrever.

Atão, vô aqui alomear os que dar.

C'meço pelo HeR e a Lena, mê's belos parentes, cada um com a su' c'stela da Refóias, ele arrodeado d' mar p'r tôd's lados, com o coração semp'e voltado p'a nascente, e ela tamém com bem munta água ô pé e o coração voltado p'a poente.

Three4five, que tôd's dias vem désna da Finlândia até aqui e foi o pr'mêro algarvio a dêxar uma répla. Tem sãingue de Marmelete e gostava d' inda conhecer algum parente que 'teja p'r cá. Ê bem que tenho prècurado a tôd' à gente, mái inda nã dí descobrido nada.

Célia Luz, lá p'r Inglaterra, que tira retratos do melhor que pode ser e haver e muntos, sempre pronta a d'zer das suas e munto porrêra. Tem uma amostra de retratos em Cravoêro, mái inda nã nos dí visto p'r mode qu' os tiraram enq'onto durar a bola. Só despôs é qu' os pinduram ôtra vez na parede.

Anamargens, que brincô à sombra das mesmas sobrêras qu' ê cá brinquí, ô redor da escola da R' Nova. Nã sê é se foi da antiga, com-m' ê cá, se foi da moderna. Agora, tant' uma e com' a ôtra já não têm moçes e moças-pequenas nenhuns. Tal e qual com-m' ela, tamém ê fui à mercearia da Boavista comprar forfes, ôs Gralhos e ô Cor' d' Vale, à missa e à catequese a Marmelete - cinco quilómetros p'a cada lado, fêtos em três quartos d' hora, amontado nuns sapatos de cabedal com sola de pneu, qu' o Parente Ináiço Cego fazia por medida, riscando a figura do pé num pedaço de papel usado...

Manuela DL Ramos, daquela famila de munta ciência que fazem o Dias com árvores, um blog qu' é uma classe, adonde vô tôd's dias, a ver s' inda dô aprendido alguma coisinha. Qu' isto burro velho já nã aprende latim...

António, v'zinho de Silves, qu' agora já sê qu' é uma pessoa de munto saber, conhecida e estimada p'r tôd's. E isso até se vê logo no sê' Local & Blogal. Olhe, inda nã encontrí o Dr. Ventura, mái a D. Maria Laura mandô-me um email e ê cá respondi-l'e.

Ana Pinto, mal empregado nã saber se tem blog ó não... Mái se nã tem havera de ter. Uma pessoa tã emprensada com a terra adonde narceu e sabendo o que sabe, era bom que t'vesse e d'zesse de suas r'zõs. Vomecêa sabe escrever tã bem qu' ê, q'ondo lêo os sês comentáiros, até se me põe aqui um nó nas guélas... A ch'miné da Quinta de S. Sebastião f'cô lá, f'cô. Mái, um destes dias, ê logo l' amostro em que estado ela 'tá...

Cris, que gosta tanto da nossa terra e, calhando, conhêce-me. Já o méme nã se dá com-migo que só p'r esse nome nã dô lá chigado. Nunca l'e dôia as mãs de trazer as sus filhas cá p'a Monchique. Q'ondo serem grandes, elas hõ-de-se pelar p'r esta serra.

Rosmaninho, v'zinha de Silves, que tem dôs blogs do mái bonito que há, com muntos e lindos retratos e modas ô consoante. Há versos qu' ela lá põe qu' até me dêxam em pele de galinha...

Carlos Quintas, que sabe falar bem com-m' à gente e era bom que d'zesse mái umas coisécas.

Carlos Mariano, do ôtr' lado do mar - sará lá p' à América ó quem? - tamém sast'fêto de ler coisas de cá.

Alberto Sequeira, o homem que gosta d' andar p'las serras e dêxar presentes p'a ôtros terem qu' encontrar, sem l'e d'zer bem adond' é que 'tão. Já descobriu aqueles lugares tôd's na serra p' ô sê' geocaching?

Maraffaada, de Vila Nova de Portimão, com parentes p'r toda a serra, qu' aprendé' a andar, na estação dos corrêos antiga. Lá, méme que caísse, nã f'cava munto mal que, se nã 'tô em erro, o chão era de tábuas vãs que davam p' à sapataria de baxo.

Guerreiro, da Rádio Fóia - 97.1 FM, a voz que fala más alto cá em tod' ô sul, semp'e mostrando a tôd's a classe da nossa terra. Vi, ontontem, no Jornal de Monchique que, rádio local, nã há ôtra igual désna de Portalegre até aqui.

Manuela, que morô na Corta-Porcas e nã gostava do sito ser alomeado p'r esse nome. Dô-l'e toda a r'zão, mái, agora, já nã se pode mudar, o qu' é qu s' há-de fazer...

Pecaaas, do Faro este, que méme lá na capital, nã se desquece qu' a serra tamém pertence ô Algarve.

Campaniço, que foi último a chigar, mái tem-l'e dado ô bem fêto nos comentáiros... Ai, marafado, tenh' que m' aprecatar com ele, qu' ele sabe mái disto que sê cá o quem. 'Tô bem aviado com as puas dele, sa senhora...

Bettips, lá bem de cima do Porto, mái que tamém "bota" a sua colhêrada. Olhe, a minha Maria anda a pertar com-migo p'a ir passar o S. João aí ô Porto. Quem sabe lá. Temos uns amigos aí p' ô lado do Bonfim...

Al-Farrob, ôtro algarvio marafado que gosta destas coisas. Ê cá até 'tô abismado com tanto algarvio na internet. Ê, calhando, ch'guí já um coisinho atrasado...

João Ameida, que nã sabia munto bem o qu' é qu'ria d'zer "coxo marafado".

Márcio, que pertence a uma manchinha de brasilêros que tamém vêem aqui, uma vez p'r ôtra.

E tôd's que vêem só ler ó que têm dado umas réplas e nã dêxam nome ó qu' ê cá me tenha desquecido.

M'tôbrigado, m't'agradecido a tôd's da méma manêra. Tenham munta sorte e saúde.

Vista de Monchique para a Picota

Quem vai ô Convento, volta-se p' à Picota e vê isto

10 comentários:

  1. Duma assentada li tôd's.
    Nã me desqueci de si, tamém nã dô fêto, qu' o tempo nã dá p'a tanto.
    M'tôbrigada, m't'agradecida, gosti munte das suas rec'mendaçõs.

    Munta saúde, parente

    Um bêje

    ResponderEliminar
  2. Agradeço ter sido alomeada- é uma honra (e aproveito para dizer que sou a tal Manuela que morou na Corta Porcas...;-)

    O Parente vai para férias?

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me lisonjeada por me ter mencionado na sua lista de rec'mendaçõs; de momento não escrevo nenhum blog, porque o tempo que sobra dos estudos não é o suficiente, quem sabe nas férias me dedique a tecer um espaço virtual, também ele sobre património deste nosso belíssimo país.
    Não cuide que nasci em Monchique, sou descendente (já com algumas pistas para traçar a minha árvore genealógica serrenha), mas desde que me conheço que vou lá passar umas temporadas, sempre que possível, e pelas histórias que a minha família me conta, sinto enorme fascínio por tudo quanto esteja ligado com esse lugar maravilhoso e tão peculiar no seu modo de ser.
    Para quem, como eu,. aprecia a etnografia monchiquense, sugiro um livro muito engraçado e interessante: "Um Algarve Outro- Contado de Boca em Boca", de autoria de Glória Maria Marreiros. Deu-me a conhecer aspectos muito curiosos sobre as tradições da serra, complementado, claro, pelas histórias da minha mãe, que já aí não vive há mais de 30 anos, mas que ainda se lembra de histórias de chorar a rir das gentes típicas.

    Peço desculpa pelo comment excessivamente demorado.

    Os melhores cumprimentos para o Ti'Refóias.

    ResponderEliminar
  4. Fiqui méme sastefeite por ser alumiado aqui, é que quemeci munto do prencipe e nunca pensi de mecê dar logo cõmigo. É iri falucando com mecê sempre qé cá puder.Olhe até más ver.

    ResponderEliminar
  5. Olá mê amigo, venha com Dés! Peço desculpa pelo inconveniente de se ter deslocado a carvoeiro e não ter lá as fotos mas desconhecia o facto. A verdade é que tenho andado cheia de trabalho e não tenho comunicado com ninguém practicamente, por isso os donos do bar não tiveram a oportunidade de me contarem os seus planos, de tirarem as fotos da parede até ao fim do Futebol, terá sido por uma boa razão, de certeza. Obrigada por me mencionar nos seus agradecimentos, nós é que temos a agradecer o trabalho que tem a escrever coisas sobre a vila que viu nascer os nossos pais (a minha mãe e avôs)e que nos deixa tanta saudade! Eu vivi aí 10 anos e todos os dias, todos os dias tenho saudades de Monchique! Obrigada por partilhar as suas histórias! Tal como a Ana Pinto também eu li o livro e aconselho, é sem dúvida nenhuma um dos mais lindos livros que já li! Gostava de ter uma cópia mas acho que já não existe á venda. Se alguém souber que me diga onde, comprar ou pedir a alguém que mo compre. beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Parente, olhe nã consigue pregar olho e atão aresolvi vir falucar um pocachinho consigo. É quisto destrai-me méme a valer. Tenho mede das más das vezes ser enconveniente, ma né per mal, é que narci assim e digo o que me vai no pêto.Sou uma pessoa que bota tudo pra fora.Qondo é li que a amiga Célia Luz( qajente aqui semes toudes amigues), vinha fazer uma desposição na Praia de Carvoeire, pensi logue q'avia dir lá, pôs as peligafias dela até parecem uns potales ilustrados e é goste munto.Más come ia a dezer, vi o mome do bar e recui e fiqui méme admirado, é qué li "bar computas" e come nã sou home dessas cousas..., más come o parente diz qu qondo as voltarem a pindurar, depôs da bola, vai ver, évou tamém. É qu'afinal tem de ser uma casa séria. A manêra come o parente fala da sua Maria nunca lia fazer uma desfeita dessas e além disso ela dá-lhe companha pra toude o lade. Tem graça qá uns anites conheci uma moça pequena que narceu em Portimão com esse nome e dezeram-me um vez quela tinha ide pra fora e era fetografa, má nã sê sé a mema.Se nã me desquecer êde enformar-me

    ResponderEliminar
  7. Ó Parente, com o que mecê diz p'raí de mim inté fiquê com vergonha d'aparecer; béq'm sem jêt.
    Má sempre m'amostri p'r mode do agradecement.
    Um abraç.

    ResponderEliminar
  8. Olha parente, o Ti Inaiço Cego, a mim não me fez sapatos por medida, mas fez-mos o Ti Zé Petregues...
    O Ti Inaiço Cego fez-me uns arranjos, meias-solas...e era pai da minha comadre Fátima, dos amigos Zé da Glória, falecido, e do António Sebastião, motorista da camionete da carreira (Marmelete-Monchique).
    Na escola da Rua Nova, andei na velha, quando foi lá professora a D. Margarida e depois a D. Aliete. Velhos, velhos tempos, como eu.

    ResponderEliminar
  9. Care Amigue das Refoias...

    Mal tenho tido tempo p devanear virtualmente pela serra que nos desvenda pouco a pouco... O trabalho aperta! Mas n queria deixar de agradecer a menção que me faz (já agora n me lembro se comecei a andar nos CorrÊos mas a 1ª (ou das 1ªs) lembrança q tenho da minha vida é de lá.... Estava num berço feito de folhas de listas telefónicas! :D) e dizer-lhe q este blog é uma verdadeira pérola q retrata um Algarve q muitos n conhecem e outros tendem a esquecer!... Já agora, tem muito boa pontaria já q, sem saber, me colocou imediatamente a seguir ao meu mano(o moço do geocatching)!

    Boa continuação que eu prometo actualizar as leituras e os comentários!

    Cumprimentos da Maraffaada!

    ResponderEliminar
  10. Olá parente| É coisa boa este blog da Serra.
    Bom presunto e boa paisagem, no tempo em que ia à praia de Ferragudo (ainda sem a marina a cortar a paisagem) e, sempre, subir a Monchique e Foia.Aí, falar com os pastores e beber águas. Cá baixo, ver as gaivotas a acompanhar alvoroçadas as traineiras. Ver descarregar o peixe e descansar nos jardins de Portimão, no meio da Primavera. Mas, mudam-se os tempos...e ando pela costa do cabo da Roca, a descobrir outras pedras que falam (o Convento dos Capuchos é um arrebatamento místico). Depois Lisboa e a "baxa" como eles dizem aqui, fazendo tb uma visita ao filho que se mudou para a capital do Império. Obg pelo lembrete no seu blog. No Porto, é um S. João imperdível, meu caro. Tudo na rua, tudo ao molho e fé em Deus. Prepare-se para as caminhadas ... e as orvalhadas| Abç

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"