25 setembro 2007

Lonjuras de Monchique

Ventura - Electrodomésticos
Em tendo preciso duma tel'fonia ou coisa assim, é aqui que vô-me à prècura dela.

Tenho p' ali uma tel'visanita que, nã sê o qu' é que l'e deu, desatô a dar riscos a torto e a d'rêto, aquilo, agora, já quái que nã se lá visto lá nada. E, nã cudem, s' um homem se descuda a olhar munto de seguida p' àquilo, até faz uma pessoa f'car almareada...

De manêras que, cá p'r mim, nã me fazia grande d'f'rença, qu' ê o que vejo lá e nã vejo é as notiças e, méme assim, já 'tô bem munto dêxado disso que, d' entes, inda as que s' apr'vêtavam era as daquele posto da RTP1, e, agora já nem essas têm p'r onde se l'e pegue. É só desastres e facadas e bola e coisas inda piores.

Agora p' à minha Maria, isso é que 'tá um caso sério... Nã há dia denhum qu' ela nã clame que quer ver isto e más aquilo e nã dá visto nada de jêto. Nã é qu' a culpa seja toda da tel'visão, qu' ela tamém tem bem munta falta de vista e nunca mái se resolve a ir ô dôtor.

E, atão, p'a dar pontos e ver tel'visão vá de pôr os mês óculos qu' ê cá já tenho há que tempos - sê cá se nã haverá uns dez ó doze anos, p'ra más que p'ra menes... - e, aquilo, sabe-se lá s' a agraduação é lá à medida dela ó não.

Mái, p'a nã na ôvir más, ontordia, abalí caminho da Vila, nã l'e disse ô que ia e pensí cá p'ra mim:

- Dêxa 'tar que, s' ele haver p' ali alguma coisa que sirva, um aparelho assim que nã seja munto p' ô grande e o preço mái ó menes im conta, faço negóiço e, q'ondo ela mal s' aprecata, têm-a lá im casa no lugar da ôtra...

E assim fiz.

Distância entre sítios da Serra de Monchique
Com uma coisa destas, uma pessoa sabe semp'e o tempo que vai levar no caminho...

E adonde é qu' ê havera d' ir logo. À do Mest'e Antóino Vintura.

À uma, qu' ê cá vinha do lado de cimba e adonde cheguí pr'mêro foi ali ô Alto da Praça e assim dí de frente com a casa dele. Despôs, qu' o homem é mê conhecido e amigo e sê munto bem que posso lidar desafrontadamente com ele qu' ele nã é pessoa p'a me vender artigo ruim.

De modes que, lá leví de conversa um belo pôco, q'ondo nisto, vejo ali um papel im cimba do balcão, pus-me a olhar p'ra ele, era, béque-me, tant' ô núm're que, logo, inda pensí qu' aquilo saria uma tabuada.

Mái c'm', hoje im dia, isso já nã se usa, qu' os moces-pequenes, inda bem nã abrem os olhos, já têm tudo q'onto é preciso p'a l'e fazerem as contas e nunca chegam tampôco a aprender q'onto é que são dôs e dôs, estranhí aquilo.

E nã tenho nada im ter f'cado assim um coisinho insampado a olhar p' àquilo com cara de parvo, já qu' o homem parô a conversa que 'tava a ter, volta-se p'ra mim e diz:

- Mê belo amigo Refóias, nã me diga que nã 'tá a ver bem o qu' isso é?!...

- Pôs nã 'tô, nã senhora... Nã me diga qu' isto é uma tabuada p' ôs môces, agora, fazerem as contas?... Isto 'tá tudo mudado, nã m' admirava nada...

- Qual o quem!... Atã lêa lá aqui.

E apontô com o dedo p'a debaxo daquela fragoneta que 'tá ali com uma tel'visão pindurada num gancho.

Rádio antigo
Isto panhava pôcos pôstos, mái inda é um aparelho bonito ô bem fêto...

Ê cá nã tinha levado os óc'los p'r mode a minha Maria ter f'cado im casa com eles a dar uns pontinhos - béque-me a chulear uma camisa do domingo qu' ê p' a lá tenho e já 'tá a f'car um coisinho puída ali nalgumas partes. E, atão, nã dava lido aquilo lá munto bem.

- Olhe, amigo Vintura, dexplique-me lá vomecêa o que 'tá aí a d'zer qu' a minha vista nã alcança a ler isso bem...

- Atã, olhe. Isto é um mapa com os sitos mái conhecidos cá de Monchique e as distâncias duns p' ôs ôtros...

- Ai sim?!... Atã um homem, olhando aí a esse papel, sabe a lonjura daqui até um sito qualquer aí do concelho?

- É isso mémo. Quer ver? Olhe daqui da Vila até além à Malhada Quente são... dêxa cá ver, dêxa cá ver... são sete quilómetros. Nã vê aqui?...

- Nã alcanço. Isso, os números sã munto piquenalhos p' às minhas vistas...

- Trazesse os óculos... Ó sará que mecêa é c'm' ôtres que vêem aqui e nã sabem ver isto? Olhe qu' ele há muntos que olhar pr' aqui e olhar p' a um lagar d' azête é a méma coisa...

- Atã agora, diga-me lá, daqui até à Refóias?...

- À Refóias, à Refóias... Isso nã 'tá aqui... Só 'tão aqui os sitos más emportantes.

- Olha que essa!... Atã, a Refóias nã tem emportâinça?!... S' ele é isso, dig'-l' ê cá: São bem umas três léguas. Garantidas. Isto, indo por incurtadoiros. S'a gente ir semp'e p'r a estrada, há-de ser inda más.

- Nã digo que não. Mái, nã vê, aquilo p'a se chigar lá é uns trabalhos... Caminho ruim e subir e decer cerros más impinados qu' ê sê cá...

- Ó homem, aquilo, p'a quem o tenha, já se dá chigado lá de carro!... A questã é que vá lá p'r o caminho da Foz dos Barrancos. Desce lá ô Chico Costa prêabaxo, aquilo é um 'stantinho...

- Mái dêxemos lá isso... Nã quer ver aqui uns rádios antigos qu' ê tenho aqui?...

- Atã, nã havera de qu'rer... Most'e lá isso, home...

Rádio antigo
Esta tel'fonia aqui já panhava munta coisa, mái quem nã t'vesse elecsidade nã l'e servia de nada...

E, aí, o homem apresenta-se-me com duas tel'fonias, alto lá com elas!... Antigas, calhando mái velhas do qu' ê cá, e bonitas qu' elas eram...

- Isto, foi coisas qu' ê comprí im troca d' ôtres aparelhos. A famila já nã qu'riam isto p'ra nada e ê f'quí com elas.

- Punhana!... Mecêa, amigo Tóino, até era caso p'a, um dia, pensar im pôr aqui isso à amostra, p'a quem qu'sesse vir ver...

- Ah, fazer assim uma espéce dum museu...

- Sa senhora... Uma coisa dessas. Olhe que nem a minha Maria, p'a ôvir o romance do Tide, nunca teve uma coisa destas assim tã fina...

- Pôs, isto era aparelhos qu' as casas assim mái ricas de Monchique é que tinham. Os ôtros, ó nã tinham nenhum ó, atão, compravam uma coisinha assim más im conta... Más a más, que, no campo, nem elecsidade havia. Era tudo a pilhas...

- Pôs era. O qu' a minha Maria ôvia o romance era mái piquenalho - nem das quatro partes, uma, desses... - e cada carregamento de pilhas custava-me só ê cá sê q'onto. Levavam-me o coiro e o cabelo, mê belo amigo...

- Ôtres tempes, ôtres tempes...

- Olhe lá, vomecêa havera de me dêxar era levar um coisinho destes das lonjuras duns sitos p' ôs ôtres...

- Atã, isso sabe-se que dêxo... Eles 'tã aí é p' ô freguês levar...

- Sabe pr' ô quem? É p'a fazer a parte lá o mê compad'e Jôquim do Barranco. Dig'-l'e qu' isto é a tal tabuada qu' ele há-de f'car lá um belo pôco a ramoer até deslindar a coisa...

- Nã faça uma judêría dessas ô homem...

- Ai nã faço... Atã ele tamém me 'tá semp'e a zucrinar as orelhas... Ê já l'e dô. E há-de ser logo esta tarde...

E f'cô-se p'r 'lí. Nesta conversa, 'tá bom de ver. Qu' o negóiço da tel'visão vêo a seguir.

Até um destes dias.

1 comentário:

  1. No meio de tantos lugares e lugarejos semeados pela serra, a tabela de distências quilométricas torna-se bastante útil. Muito engenhosa!

    Continue a promover o comércio tradicional, trata-se uma excelente causa ;)

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"