07 março 2006

C´meço

Forno Velho (Marmelete) - morada de casas sem ninguém, a s'estragarem
Vô-me aqui falar do que se passa cá na serra, más vô dar más emportância à manêra como a gente conversamos. Isto chama-se Parente da Refóias pre casa do nome do sito adonde naceu e se criô o mê pai e os mês avozes do lado do mê pai - a Refóias – e a manêra com’às pessoas s’alomeavam q’ondo eram primos, méme que nã sabessem deslindar as geraçõs - Parentes. Este sito fica na banda de cá da Fóia, voltado ô Sul, p’ô lado de Lagos, aí a uma hora a pé de Marmelete, más ó menos. Há munto tempo, uns cinquenta anos ó más, a Refóias tinha uns cinco ó sês montes todos com gente, más agora só um é q’inda tem pessoas. A geração daquela famila era alomeada p'r "os Refóias" e toda a gente cá na serra, e méme fora, os alomeava assim (Ti Antóino da Refóias, Ti Zé da Refóias, Ti Manel da Refóias, Ti Chico da Refóias, Ti T’reza da Refóias, e por'í adiente). Dá-me munta pena nã terem passado esse anexim prô nome da minha famila... Olhem que nalguns sitos isso dé-se com ôtros. Pretanto, vô-me alembrar isso tudo à minha manêra e com munta sastefação: . Coisas que só a gente aqui é que diz. . Coisas que tamém dizem noutros lad's, mái com ôt' sentid'. . Coisas que nã querem d'zer bem o méme qu'os qu'estudaram pensam. . Coisas que já nã se usam em mái lado nenhum e aqui 'inda d'zemos. . Coisas qu'a gente pronuncêa à nossa manêra. E vô-me 'screver, sem acanho, tal e qual com' à gente fala. Há coisas que nã se dizem igual em todos os sitos. Numa banda é duma manêra, noutra banda é doutra.
Q'ondo mecêas nã perceberem alguma palavra, vã aí a uma coisa que l'e chamam glossairo, ó lá o que é, que 'tá lá a 'xplicar.

1 comentário:

  1. Parente, tamem sei dadonde fica o Forno Velho e Refoias. Vosmecêa ádire a ficar a saber qé cá conhece quase toudes os sites e pessoal do bele e linde Monchique. Mas cá a mim parece-me que vosmecêa, ó parentes sés, haviam de dar um arrejinho naquelas casas do ritrato. É tã bonite ver as casinhas arrenjadinhas...

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"